A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

CONSELHOS PARA LÌDERES SOLITÀRIOS - Vale Dias Engenharia

Notícias

Novidades, curiosidades, notícias e muito +.

CONSELHOS PARA LÌDERES SOLITÀRIOS

CONSELHOS PARA LÍDERES SOLITÁRIOS  

Trecho retirado do livro de ouro da liderança de John C. Maxwell       

Se você chegou á conclusão de que está longe demais de seu pessoal (seja por força do acaso ou de modo intencional), então está na hora de mudar. Sim, haverá riscos. Pode ser que magoe alguém ou que alguém magoe você. Mas, se deseja, de fato, exercer a melhor liderança possível, não há alternativa. Veja aqui como dar início a esse processo:

 

        1.EVITE PENSAR APENAS NO CARGO. Na liderança, contam tanto o cargo quanto os relacionamentos. Aquele que a considera de um ponto de vista relacional nunca ficará sozinho. O tempo dedicado à construção de bons relacionamentos gera amizades sólidas. Já os líderes que se preocupam penas com o cargo costumam ser solitários, promovendo distanciamento sempre que usam o título e a autoridade que possuem para persuadir sua equipe a cumprir alguma tarefa. Em essência, a mensagem que passam é: “Estou aqui em cima, vocês estão aí embaixo. Portanto, obedeça” Isso faz com que as pessoas se sintam diminuídas, alienadas, e cria uma barreira entre elas e o líder. As boas lideranças não menosprezam as pessoas – pelo contrário, as potencializam.

         2.FIQUE ATENTO TANTO AOS FRACASSOS QUANTO AOS ASPECTOS NEGATIVOS DO SUCESSO. Assim como o fracasso, o sucesso pode ser bem perigoso. Sempre que alguém passa a se considerar “um sucesso”, começa a se apartar das outras pessoas que classifica como “menos bem- sucedidas”. Passa a acreditar que não precisa de sua companhia, por isso se afasta de outras razões. Se você se considera “um fracasso”, começa a evitar os outros porque não quer ver ninguém. Esses dois extremos podem criar um isolamento que não é nada saudável.

        3.COMPREENDA QUE O SEU NEGÒCIO SE BASEIA EM RELACIONAMENTOS. Os melhores líderes sabem que liderar pessoas pressupõe amá-las também! Líderes menos capazes assumem a atitude oposta, dizendo: “Eu amo a humanidade; o que estraga são as pessoas!” Mas os bons líderes compreendem que as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem quanto você se importa com elas. É preciso amar as pessoas, caso contrário você nunca lhes agregará valor. E, se você se tornar indiferente a elas, pode estar a apenas alguns passos de se tornar um manipulador. Nenhum líder deve fazer isso. Jamais.

          4.TORNE-SE UM PARTICIPANTE DA LEI DO SIGNIFICADO. A Lei do significado, contida no livro the 17 Indisputable laws of teamwork [As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe], estabelece: “Um é pouco para alcançar a grandeza”. Não há realização de genuíno valor que tenha sido alcançada por trabalho solitário. Desafio você a se lembrar de pelo menos uma. (já fiz esse mesmo desafio em várias conferências, durante muitos anos, e ninguém conseguiu até hoje se lembrar de uma pessoa sequer!) Com toda a honestidade, se você é capaz de realizar, por conta própria, a visão que possui para sua vida e seu trabalho, então significa que está mirando muito baixo. De vez em quando, alguém se apresenta a mim com estas palavras: “Sou uma pessoa que alcançou realização sem a ajuda de ninguém”. Geralmente, sinto-me tentado a responder: “Que pena. Se você fez tudo por conta própria, então não conseguiu fazer muita coisa”.