A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Vale Dias Engenharia - Notícias

Notícias

Novidades, curiosidades, notícias e muito +.

Dicas para Consultor

5 erros que você não pode cometer como Consultor

trecho retirado do site consultores.com.br

Você já trabalhou ou trabalha como consultor? Tudo bem, pretende trabalhar algum dia? Compilamos 5 comportamentos de consultores que marcam bastante o profissional, a ponto do cliente dizer “manda qualquer um pra cá, menos ele(a)!”… aí meu amigo, sua competência técnica não poderá salvar seu pescoço desta vez

1 - Chega atrasado no cliente

Não respeita horário, sempre tem um culpado para seus atrasos: uma hora é o trânsito, já adoeceu a familia inteira e matou uns 10 parentes. Alguns inclusive já morreram mais de uma vez…

2 - Se veste inapropriadamente
Vai vestido estilo “muleke”, a cara parecendo um mostruário de piercing e outros artefatos da moda..nada contra mas atente-se a cultura do cliente que você está visitando, para não perder a credibilidade.

3 - Nunca sabe o nome de ninguém, nem o cargo
Chama todo mundo de “ô, psiu”, não valoriza um contato mais pessoal com o cliente.

4 - Fala gírias com todo mundo
“É nóis, tá ligado!” e por aí vai: se dá pra fazer isso? “é sussa (tradução: sossegado)”!

5 - Fala tecniquês. embromation
O cliente pergunta o porque a pendência ainda não foi resolvida. O consultor faz questão de utilizar termos tecnicos deixando o cliente com cara de paisagem, e obviamente sabendo que foi enrolado. E se o cliente insistir, reponde com cara de indignação e tom de “cara, que pergunta idiota”.

 



A sabedoria da Tartaruga

A sabedoria da tartaruga

 
  • A tartaruga funciona no seu ritmo: sem pressa, mas sem pausa. O importante é realizar bem a sua tarefa.
  • Ter objetivo claro: Ser fiel e seguir o plano proposto.
  • Perseverança e constância: É fundamental tomar atitudes e não sucumbir à menor adversidade.
  • Compromisso com a espécie: Se cada tartaruga não tivesse clara sua missão e sua responsabilidade em ralação às demais e deixasse de fazer seu trabalho, mais cedo ou mais tarde todas desapareceriam.
  • Confiança e aposta na vida: A tartaruga faz seu trabalho: toma atitude, semeia sem ver diretamente a consequência do seu esforço. Sim, pode ser que os ovos não se desenvolvam, mas uma coisa é certa: se ela não os enterrar será impossível que a cadeia da vida tenha prosseguimento



CONSELHOS PARA LÌDERES SOLITÀRIOS

CONSELHOS PARA LÍDERES SOLITÁRIOS  

Trecho retirado do livro de ouro da liderança de John C. Maxwell       

Se você chegou á conclusão de que está longe demais de seu pessoal (seja por força do acaso ou de modo intencional), então está na hora de mudar. Sim, haverá riscos. Pode ser que magoe alguém ou que alguém magoe você. Mas, se deseja, de fato, exercer a melhor liderança possível, não há alternativa. Veja aqui como dar início a esse processo:

 

        1.EVITE PENSAR APENAS NO CARGO. Na liderança, contam tanto o cargo quanto os relacionamentos. Aquele que a considera de um ponto de vista relacional nunca ficará sozinho. O tempo dedicado à construção de bons relacionamentos gera amizades sólidas. Já os líderes que se preocupam penas com o cargo costumam ser solitários, promovendo distanciamento sempre que usam o título e a autoridade que possuem para persuadir sua equipe a cumprir alguma tarefa. Em essência, a mensagem que passam é: “Estou aqui em cima, vocês estão aí embaixo. Portanto, obedeça” Isso faz com que as pessoas se sintam diminuídas, alienadas, e cria uma barreira entre elas e o líder. As boas lideranças não menosprezam as pessoas – pelo contrário, as potencializam.

         2.FIQUE ATENTO TANTO AOS FRACASSOS QUANTO AOS ASPECTOS NEGATIVOS DO SUCESSO. Assim como o fracasso, o sucesso pode ser bem perigoso. Sempre que alguém passa a se considerar “um sucesso”, começa a se apartar das outras pessoas que classifica como “menos bem- sucedidas”. Passa a acreditar que não precisa de sua companhia, por isso se afasta de outras razões. Se você se considera “um fracasso”, começa a evitar os outros porque não quer ver ninguém. Esses dois extremos podem criar um isolamento que não é nada saudável.

        3.COMPREENDA QUE O SEU NEGÒCIO SE BASEIA EM RELACIONAMENTOS. Os melhores líderes sabem que liderar pessoas pressupõe amá-las também! Líderes menos capazes assumem a atitude oposta, dizendo: “Eu amo a humanidade; o que estraga são as pessoas!” Mas os bons líderes compreendem que as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem quanto você se importa com elas. É preciso amar as pessoas, caso contrário você nunca lhes agregará valor. E, se você se tornar indiferente a elas, pode estar a apenas alguns passos de se tornar um manipulador. Nenhum líder deve fazer isso. Jamais.

          4.TORNE-SE UM PARTICIPANTE DA LEI DO SIGNIFICADO. A Lei do significado, contida no livro the 17 Indisputable laws of teamwork [As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe], estabelece: “Um é pouco para alcançar a grandeza”. Não há realização de genuíno valor que tenha sido alcançada por trabalho solitário. Desafio você a se lembrar de pelo menos uma. (já fiz esse mesmo desafio em várias conferências, durante muitos anos, e ninguém conseguiu até hoje se lembrar de uma pessoa sequer!) Com toda a honestidade, se você é capaz de realizar, por conta própria, a visão que possui para sua vida e seu trabalho, então significa que está mirando muito baixo. De vez em quando, alguém se apresenta a mim com estas palavras: “Sou uma pessoa que alcançou realização sem a ajuda de ninguém”. Geralmente, sinto-me tentado a responder: “Que pena. Se você fez tudo por conta própria, então não conseguiu fazer muita coisa”.

 



INOVAÇÃO TRAZ RETORNO À SOCIEDADE

Parte de uma entrevista sobre "UM OLHAR VOLTADO PARA O FUTURO", da revista Grandes Construções   

          Para cada R$ 1 que o governo concede de incentivo fiscal ao setor privado para investimento em inovação tecnológica, a empresa e a sociedade conseguem de volta R$ 3,50 na forma de receita e de impostos. O cálculo é de Valter Pieracciani, presidente da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, que abortou o tema: Incentivos Fiscais para Inovação Tecnológica.

      O levantamento de Pieracciani foi feito em 2010 com base nas análises dos dados de 18 empresas dos setores de alimentos, bebidas, bens de consumo, papel e celulose, tecnologia da informação, construção civil e energia. Na sua avaliação, o dado mostra o quanto à inovação é importante para a economia. Segundo o empresário, a construção é um dos setores que mais trabalha com as universidades e desenvolve inovação. “Diariamente, são colocadas em prática novas tecnologias nesse segmento, porém as pessoas que trabalham na área não percebem que se trata de inovação”, afirmou Pieracciani.

       No entanto, ao reconhecer a ação inovadora, a empresa pode usar um dos instrumentos fiscais direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação para ampliar, essa prática. “As empresas que investem em inovação têm sido reconhecidas pelo governo, como por exemplo, o anúncio de que o IPI será reduzido para as montadoras que investirem em P, D&I”, analisa Pieracciani.

 

 



O QUEIJO, A VACA, O TRABALHO E A ECONOMIA

ABRAHAM SHAPIRO do quadro "Profissão Atitude" da CBN, texto do áudio:

 A fábula da cigarra e a formiga. Você conhece. A cigarra canta enquanto a formiga trabalha dobrado no verão para não passar aperto no inverno! Qualquer pessoa que ouvi-la será tentado a dividir o mundo em dois grupos: os esbanjadores e os econômicos. Eu não vejo assim. Penso que o autor teve outra intenção. A cigarra e a formiga são dois estados de uma mesma personalidade.

Quando ganha algum dinheiro, o indivíduo tem fé em que sempre será assim. Não pensa em poupar. Sai gastando e imaginando que pasto farto e “vacas gordas” jamais faltarão. Ele se esquece de que crises são como as estações – se você sobreviver, elas virão, de um jeito ou de outro. E quando chega uma crise, só então lá vai ele apertar o cinto. Mas sempre será um sofrimento economizar quando se tem pouco!

Para quem tem consciência é diferente. Ele fará como aquele rapaz da Bíblia que, por sua sabedoria, tornou-se vice-rei do Egito. Seu nome era José, filho de Jacob. O que ele sabia fazer bem além de interpretar sonhos? Poupança. Havia um homem que gostava de queijo. Ele cortava pedaços grossos e os comia com prazer. Quando se deu conta de que seu alimento preferido estava no fim, passou a tirar nacos mais finos. Agora, porém, já era tarde para economizar. Por isso, ele se lamentava dizendo: “Por que não tirei lascas finas quando tinha muito queijo? Do que adianta agora comer pouco se quase nada me sobrou?”.

Você tem objetivos de vida? Certamente precisará de recursos financeiros para atingi-los. Trabalhar duro tem de entrar nessa equação. Mas é bom saber que ganhar dinheiro, apenas, não basta. “Você só ganha o dinheiro que não gasta”, dizem os mineiros. Você pode ser a cigarra ou a formiga. Faça a escolha certa. Esforce-se na bonança e, poderá cantar quando as crises chegarem.

Esbanjar é uma fraqueza de caráter que custa caro!