A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA - Vale Dias Engenharia

Notícias

Novidades, curiosidades, notícias e muito +.

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA

Parte de uma entrevista sobre "INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA PARA CURAR A "REASSACA" DA ECONOMIA", da revista Grandes Construções

O ano de 2012 foi um ano que se iniciou com grandes esperanças, mas terminou com frustrações. O mercado imobiliário sofreu um desaquecimento, as obras do Plano de Aceleração de crescimento não tiveram o ritmo previsto, os grandes investimentos nos setores de óleo, gás e energia sofreram postergações importantes por questões estruturais, ambientais e financeiras e o resultado final foi um crescimento abaixo das expectativas. Como aspectos positivos do ano, esta mesma desaceleração deu tempo à estruturação das empresas, visando adequar suas equipes aos desafios dos próximos anos.

O ano de 2013 se inicia com a perspectiva otimista diante do anúncio de medidas de desoneração da folha de pagamento da construção, mediante a substituição da contribuição patronal de 20% incidente sobre a folha de salários por um acréscimo de dois pontos percentuais na alíquota da contribuição social sobre o faturamento. Somente essa medida permitirá uma organização muito mais racional das empresas, uma formalização no mercado de trabalho e um maior investimento na formação de quadros mais permanente. Por outro lado, a necessidade de investimentos na infraestrutura do país tenderá a ser equacionada através da maior participação da iniciativa privada, e os investimentos em instalações e em mobilidade urbana para a Copa do Mundo e Olimpíadas, aliada aos planos habitacionais a de saneamento gerarão uma demanda, em 2013, superior à de 2012.

As dificuldades de articulação de projetos de infraestrutura decorrem da inexistência de projetos de engenharia consistentes, que permitam ter orçamentos de obras confiáveis. O Brasil precisa investir na transformação de Planos em projetos de Engenharia e Projetos de Engenharia em investimentos de infraestrutura. A inexistência de projetos dificulta a implantação dos empreendimentos, pois a falta de estudos impede a obtenção de licenças ambientais, a articulação de financiamentos e a obtenção de orçamentos confiáveis, aumentando de forma expressiva o risco dos investidores. E a elaboração dos projetos requer prazos, mas permitirá a redução dos custos e dos prazos de execução das obras.